O que é a Fisioterapia?
Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
Assim sendo, a Clifipom:
A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica realizada por Fisioterapeutas, e que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida.
Devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.
Os principais benefícios da hidroterapia, que consiste na realização de exercícios de fisioterapia dentro de água, incluem:
Transmitir sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal e aumentar a auto-estima.
A Reeducação Postural Global – RPG é um método científico de avaliação e tratamento de patologias do sistema neuro-músculo-esquelético, que procura corrigir as alterações posturais, resolvendo as lesões daí decorrentes.
Pela possibilidade de adaptar o tratamento a cada pessoa e à sua problemática específica, a RPG pode ser aplicada sem limite de idade, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, em fase aguda ou crónica, com ou sem sintomatologia.
Simultaneamente com um trabalho respiratório são realizados exercícios posturais ativos, onde os músculos responsáveis pelas alterações posturais são alongados na sua globalidade.
A terapia manual é uma área da Fisioterapia onde o fisioterapeuta avalia o utente como um todo, avaliando a dor e disfunção, detetando anormalidades/alterações do movimento e postura, testando os tecidos estruturais anatómicos. Realiza um programa de tratamento relacionado diretamente com os resultados da avaliação, tendo em conta os objectivos definidos.
Nas terapias manuais os terapeutas utilizam inúmeras técnicas e procedimentos como massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva, análise ergonómica, técnicas de fortalecimento muscular, coordenação, flexibilidade muscular e estabilização segmentar, fibrólise com ganchos, bem como mobilização articular passiva, ativa e resistida, mobilização neural, técnicas de inibição, Cyriax, Mckenzie e Corpo e Consciência.
A Fisioterapia Respiratória, também conhecida por Cinesioterapia Respiratória, tem como objetivo otimizar o funcionamento do sistema respiratório da criança e do adulto.
Desta forma, contribui para prevenir, reverter ou minimizar possíveis disfunções/patologias e respetivas complicações.
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves e lentas, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas das suas funções. Esta técnica é reconhecida como a componente chave da terapia linfática descongestiva, tendo como objetivo favorecer a circulação linfática nas áreas congestionadas através do aumento da atividade dos vasos linfáticos.
Tem como objetivo:
– a eliminação de toxinas acumuladas;
– melhorar a circulação sanguínea;
– reduzir os edemas linfáticos;
– reduzir o edema do pós-operatório;
– reduzir a sensação de pernas cansadas, proporcionado leveza e bem-estar.
A utilização da DLM está indicada em:
Dependendo da situação a DLM pode não ser suficiente no tratamento do edema linfático, podendo associar-se outras terapias compressivas para potencializar os resultados. Estas incluem as bandas multicamadas, a pressoterapia e as meias/mangas elásticas compressivas.
A eletroterapia consiste na utilização de correntes elétricas como complemento nos programas terapêuticos.
A clínica tem ao dispor:
– Radiofrequência;
– Ondas de Choque;
– Magnetoterapia;
– Laser;
– Ultra-sons;
– Correntes de baixa e média frequência;
– Ondas-curtas;
– Microondas;
A terapia por Ondas de Choque é a nova solução não-invasiva para a dor músculo-esquelética crónica. A terapia Extracorpórea por Ondas de Choque é frequentemente utilizada na fisioterapia, ortopedia e medicina desportiva. As suas aplicações estão principalmente associadas ao tratamento de doenças musculares, patologias tendinosas crónicas e calcificações. As indicações mais comuns incluem: ombro doloroso, epicondilite, dor no tendão de Aquiles, tendinite, esporão do calcâneo e trigger points (pontos de gatilho).
As ligaduras funcionais são uma das técnicas mais utilizadas pelo Fisioterapeuta no contexto desportivo, no entanto a sua eficácia não se limita a este campo podendo ser utilizadas em vários contextos e com diferentes objetivos. A sua aplicação estende-se desde lesões em fase aguda ou crónica, num ponto de vista preventivo ou de reabilitação. Permitem controlar e limitar/conter seletivamente os movimentos suscetíveis de provocar ou agravar a lesão em causa, maximizando a funcionalidade dentro dos limites com segurança. Promovem assim o regresso do utente à atividade do dia-a-dia, diminuindo exponencialmente o risco de recidiva da sua lesão.
O método Kinesio Taping é uma técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal. Este método prolonga os efeitos de terapias manuais convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de todo o dia, sendo usado para tratar um conjunto alargado de problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, linfático, entre outros.
O método Kinesio Taping é uma técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal. Este método prolonga os efeitos de terapias manuais convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de todo o dia, sendo usado para tratar um conjunto alargado de problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, linfático, entre outros.
A aplicação do Kinesio Tape reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos recetores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.
Este tipo de tape permite uma utilização durante 3 a 5 dias, uma vez que é resistente e à prova de água, garantindo um efeito terapêutico de 24h/dia, constituindo-se assim num tratamento extremamente económico e com excelentes resultados.
Principais benefícios do Kinesio Taping
– Corrigir a função do músculo
– Melhorar a circulação sanguínea e linfática
– Alívio da Dor
– Reposição da subluxação da articulação
O Pilates Clínico é uma forma de exercícios terapêuticos utilizados pelos fisioterapeutas para auxiliar na reabilitação e prevenção de lesões musculo-esqueléticas. É uma actividade baseada em 8 princípios básicos
: respiração, concentração, alinhamento, centralização, precisão/controlo, movimentos fluidos, isolamento integrado e endurance.
Ministrado exclusivamente por fisioterapeutas, o PilatesClínico preocupa-se em fazer com que o praticante se torne mais consciente da sua postura corporal, do movimento, melhore o equilíbrio, força, flexibilidade e função. É usado como forma de prevenção e reabilitação de lesões, melhoria de quadros de dor, uma vez que permite corrigir, não só,alterações do movimento normal, mas também, alterações do recrutamento muscular. Alterações essas que se não forem devidamente avaliadas e corrigidas, poderão levar ao desenvolvimento de ciclos de dor crónica, como é o exemplo da dor crónica lombar e dor crónica cervical.
Quando praticado regularmente, sem a ocorrência de compensações e com uma progressão adequada de exercícios bem executados e orientados, traz benefícios cientificamente comprovados, sem impactos nocivos para as articulações, ligamentos e/ou músculos.
Benefícios gerais:
O serviço de Fisioterapia ao Domicilio tem como objetivo lidar com a impossibilidade de deslocação de utentes que necessitam de reabilitação, seja por incapacidade física, falta de acompanhamento, tempo, transporte ou distância.
Sempre a pensar na melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes, sejam eles autónomos ou em situação de dependência temporária ou permanente, através do restauro da funcionalidade e promoção do seu bem-estar físico e psicológico.
A Pressoterapia (ou também designada de drenagem linfática mecânica) é um tratamento não-invasivo que visa obter a drenagem linfática, utilizando um equipamento constituído por câmaras-de-ar que são insufladas numa determinada sequência e intensidade, de modo a promover o encaminhamento dos fluidos retidos para os gânglios linfáticos.
A sua aplicação produz uma ativação da circulação de retorno (venosa e linfática), estimulando a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, previne o aparecimento de varizes, elimina a sensação de cansaço e “peso” nos membros inferiores e melhora a elasticidade cutânea.
A pressoterapia melhora o sistema circulatório e linfático, reforça o sistema imunitário, tonifica músculos e articulações, reafirma e modela a figura e proporciona uma agradável sensação de relaxamento e bem-estar.
Após o envio da sua marcação, será contactado pelos nossos serviços para confirmação da mesma.